Edtech abre inscrições para curso gratuito de programação para mulheres

481 views 05:13 0 Comments 27 de abril de 2022

Com o intuito de promover a inclusão de mais mulheres, tanto cis quanto trans, no mercado de trabalho, especialmente na área de tecnologia da informação, a startup de educação Blue lançou o programa de aceleração profissional gratuito chamado “Coding Girls”.

Desenvolvido em parceria com a RDI Software, uma empresa de software pertencente a uma das maiores multinacionais de TI do mundo, o programa visa impulsionar a carreira de mulheres que já possuem conhecimento em TI.

Para Bruna Ferreira Nascimento, Tech Recruiter na RDI Software, é essencial que mais empresas se unam para criar mecanismos que facilitem o acesso de mais mulheres ao mercado de tecnologia. Ela destaca que o gap de profissionais nessa área, independentemente do gênero, é significativo, e espera que o projeto faça a diferença na vida dessas mulheres, proporcionando mais oportunidades.

A CEO da Blue, Daniela Lopes, ressalta que a desigualdade de gênero, especialmente na área de tecnologia, continua sendo um desafio. O “Coding Girls” representa uma iniciativa para mudar essa realidade, oferecendo a oportunidade de especialização em uma linguagem de programação cada vez mais requisitada. A parceria com a RDI é vista como essencial para impulsionar a carreira dessas mulheres que aspiram trabalhar em grandes empresas de TI, mas enfrentam limitações financeiras para se capacitar.

O processo seletivo inclui um teste para avaliar o conhecimento lógico em programação e analisar o perfil pessoal e profissional das candidatas. As inscrições podem ser feitas até 13 de maio, e o número de vagas disponíveis dependerá da quantidade de inscritas. O curso terá uma duração de 120 horas, ocorrendo diariamente. Ao final da especialização, as participantes se tornarão programadoras back-end com conhecimento na linguagem C#, desenvolvida pela Microsoft.

Além disso, o programa oferecerá bolsas direcionadas para alunas cisgênero e transgênero, com a possibilidade de contratação pela RDI para trabalhar em um modelo híbrido.