Hackathon desafiará competidores a criarem soluções de acessibilidade para deficientes visuais

457 views 05:23 0 Comments 10 de novembro de 2021

A quarta edição da maratona de programação Hacking.Rio, que ocorrerá virtualmente de 26 a 28 de novembro, tem como um de seus objetivos criar soluções de acessibilidade direcionadas para deficientes visuais, representando 18% da população brasileira, de acordo com o último Censo do Brasil.

No desafio proposto pela Enel Brasil, principal player privado no setor de energia do país, os participantes do hackathon serão desafiados a usar sua criatividade para desenvolver recursos de acessibilidade visando aprimorar a experiência de atendimento de pessoas com deficiência visual nas lojas da empresa.

Loren de Souza Almeida, Head of Innovation Hub da Enel Brasil, destacou que a empresa já está engajada em diversas iniciativas “para promover a inclusão e a equidade”. As soluções desenvolvidas no hackathon serão incorporadas em ações internas para ampliar a criação de projetos mais inclusivos. Essa iniciativa faz parte do comprometimento da empresa com o Valuable 500, um movimento global que coloca a pessoa com deficiência na pauta corporativa.

A competição, que reúne “hackers do bem”, contará com a participação de mentores, especialistas e instituições de ensino de todo o Brasil e países de língua portuguesa. Os participantes concorrerão a uma premiação de até R$ 150 mil, além de outros benefícios como programas de aceleração de startups, bolsas de estudos, produtos exclusivos e viagens internacionais. Para obter mais informações, acesse a página do evento.

Lindalia Junqueira, CEO e fundadora da iniciativa, destaca que o hackathon também tem o propósito de “transformar vidas”, reunindo todo o ecossistema de tecnologia, inovação e educação em uma maratona enriquecedora e repleta de aprendizados. Desde 2018, o Hacking.Rio já reuniu mais de 13 mil participantes, proporcionando diversas oportunidades de crescimento pessoal e profissional.